Fiquei inspirada com alguns textos que li ontem homenageando o nosso dia...Sei que queremos bem mais que apenas uma data, mas ao menos podemos lembrar dos que lutam para que as mulheres tenham dignidade!
Esta semana vim para Koutiala, cidade que visitei em janeiro e vou desenvonver um projeto junto a uma ONG nacional. Depois de uma viagem terrível em um onibus velho e quente e de duraçao de mais de sete horas, dos cortes de energia que a cidade faz durante o dia e do calor incompativel com a sobrevivencia humana que faz no momento, fui convidada para uma festa que a ONG ASDAP organizou em homenagem ao dia da mulher. Eles realizam um belo trabalho em vários locais do Mali com saúde reprodutiva, realizando formaçoes com mulheres de aldeias, sobre os direitos reprodutivos, prevençao de DSTs, métodos contraceptivos e por aí vai. Também distribuem metodos contraceptivos, melhorando essa questao no Mali (somente 20% das mulheres aqui tem acesso a este tipo de serviço).
A coordenação da ONG em Koutiala é confiada a Dra Assiata, que tem mais de 10 anos de experiencia no campo de saude reprodutiva. Mas foi em uma conversa informal sobre as nossas idéias, que descobri que os trabalhos que ela realiza vão muito mais além dos programas da ASDAP. Acreditando que é preciso muito mais do que apenas disseminar uma informaçao, Dra Assiata passou a investir na " mudança de comportamento" das mulheres no Mali. Fez com que as mulheres acreditassem que podem e devem fazer mais, ir além das expectativas que elas e todo tem...Ensinou que têm o direito de falar, de conversar com os maridos, de expor suas idéias, e que estao muito longe de serem inferiores aos homens...Fez com que casamentos não fossem destruidos e com outras, ajudou para que casamentos fossem construidos...Ajudou meninas a fazerem escolhas diferentes... E vendo as lagrimas de todas as mulheres que a abraçaram durante a comemoraçao que participei hoje, senti forte que tudo era muito verdadeiro. Conseguir mudar pessoas, cultura, concepçoes não é nada fácil, e encontrar alguem que fez isso com muitas pessoas é praticamente impossivel. E por isso, as minhas palavras hoje são dedicadas à Dra Assiata pelo trabalho que ela fez e faz pelas mulheres do Mali.
Na ASDAP elas tem um "grito de guerra" que entre palmas e aclamações dizem: estamos juntas e vamos dar as mãos... E lembrei em meio a todas as dificuldades que me encontro e uma saudade que me sufoca as vezes, que neste momento estou junto delas... Estou aqui lutando de alguma forma pela dignidade da mulher, da mulher africana, da mulher do Mali e de todas as outras que precisam que alguem se lembre que algo precisa mudar. Sei que voces nao queriam morrer no parto, nao queriam perder os seus filhos, nao queriam que os maridos fossem violentos ou que eles se casassem de novo...Sei que voces nao queriam ter sido mutiladas sexualmente, nem queriam ter casado ainda tão meninas..Gostariam de ter ido a escola, ter uma profissao, saber escrever o nome, e talvez conhecer o mar...E mesmo com tudo tão diferente do que queriam são capazes de viver, e vivem com um belo sorriso no rosto! E por isso que sei que ainda tenho muito a aprender com cada uma de voces.
VIVA as mulheres africanas...
E não esqueçam que estou com voces
|
Mais de 300 mulheres participaram da comemoração |
|
Mulheres homenageando Dra Assiata |
|
Eu e Dra Assiata |
|
Mulheres dançando |
Nós, mulheres, ainda temos muito a conquistar. A nossa luta começou há um pouco mais de um século (com a revolução industrial, ocasião em que inclusive remonta a origem do dia internacional das mulheres com o incêndio de um galpão onde morreram centenas de operárias em condições precárias de trabalho) dentro de mais de quatro mil anos de subserviência à dominação machista predominante. Como disse Karl Marx: "A opressão do homem pelo homem iniciou-se com a opressão da mulher pelo homem" (Crítica Social). Portanto, junto a minha voz ao coro: "Estamos juntas e vamos dar as mãos!". Um beijo carinhoso cheio de admiração e desejo de sucesso!
ResponderExcluirCarolzinhaa! Post muito legal! =D
ResponderExcluirParabéns pelo seu trabalho... =)