sexta-feira, 25 de março de 2011

Bayá

 O bayá (não tenho certeza se é assim que se escreve) é um espécie de cinto de miçangas que as mulheres do Mali e de outros países africanos como o Senegal usam na cintura, por baixo das saias. Pelo que andei pesquisando, historicamente representaria fertilidade se usado pelas mulheres, mas hoje em dia é um adereço usado por praticamente todas as mulheres do Mali. Perguntando ao meu grupo, respostas como " usamos para os maridos" ou " para ficar mais bonita" foram frequentes.

Para que entendam o porque que estou falando sobre ele, há alguns meses descobri aqui um objeto bem interessante, chamado de colar do ciclo (traduzido do frances). Serve para ensinar as mulheres de um modo mui fácil o ciclo menstrual e os dias férteis e perigosos para ficar grávida, já que muitas mulheres de zonas rurais por motivos religiosos, ou porque o marido nao permite, não fazem uso de contraceptivos. Gostei muito do objeto, que imita um colar, com peças de plástico de diferentes cores, e a cada dia a mulher muda um anel mudando a peça que representa os dias do ciclo menstrual. Quando chega nas peças brancas, seria os dias de evitar relações ou adotar um método de barreira. Algo como a nossa tabela, mas o que me animou foi o fato de ser bem simples de explicar, já que sei da dificuldade que sempre tenho em explicar isso para as mulheres de zonas rurais, mesmo no Brasil.

Juntando agora as peças, tive a idéia de produzir com as mulheres do grupo (já que faço sempre uma momento arte nos meus encontros junto as informçoes de saúde) uma espécie de bayá, já que é de uso geral pelas mulheres, em que fosse possível também contar o ciclo!!!! E mais uma vez, o resultado foi maravilhoso. Elas ficaram bem animadas com a produçao e eu já estou esperando que a moda pegue! Afinal, nada melhor do que conhecer o próprio ciclo, seja para a fertilidade ou planejamento familiar...

No centro um colar do ciclo, e por fora o bayá que também serve para marcar o ciclo menstrual


Ah, e não estou conseguindo comentar os comentários, mas tenho sempre acompanhado...Muito obrigada :)

3 comentários:

  1. Carol, Roberta me falou do seu blog e vim correndo espiar. Nossaaaaaaaaa! Tô tão orgulhosa de você. Muito lindo seu trabalho, sua dedicação, seu desapego às coisas pequenas. E quando eu lembro que uma vez, no ensino médio, às vésperas do vestibular, você falou que não queria ser médica... Ainda bem que tudo mudou porque o mundo ganhou a médica mais humana do planeta.
    Parabéns!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Minha amiga... tenho acompanhado suas vivências mesmo que longe, sem comentar... mas queria que você soubesse que já decidi! Quando eu crescer, quero ser igual a você. Continue sendo essa alma de luz que embeleza o nosso mundo. Muitas saudades.
    "Sede alegres na esperança, pacientes na tribulação e perseverantes na oração ."
    Ana Maria Nobre

    ResponderExcluir
  3. Tomara que eu consiga postar este comentario...Bem, fico muito sem jeito com elogios vindo de pessoas tao maravilhosas, e mais uma vez não me acho digna de tanto, mas preciso agradecer de todo coraçao. Também agradeço aos céus eu ter escolhido esta profissão, nao sei como minha vida estaria sem fazer o que mais amo: estar ao lado do proximo, esquecer da minha vida an maioria das vezes para ser alguem em que os outros podem contar... Acho que a medicina e o contato com tantas pessoas com diferentes necessidades me mudou muito, como esta temporada na Africa esta me mudando tb. Bem, espero um dia honrar tantos elogios! :) :)

    ResponderExcluir