quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Saúde no Mali

Dia de vacinação

Meu sonho de consumo agora é ver um exame de malária negativo...Pedimos para 95% dos pacientes e eu lá, já cansada de tantas receitas para o "palu"!:))))) Hoje  o plantão foi até mais tranquilo, e conseguimos almoçar e conversar um pouco sobre a saúde do Mali. Pré-natal, mortalidade, partos, crianças, cultura...Tantas diferenças e também tantas descobertas que nem sei o que escrever. Mas lembram qd falei que aqui não tinha assaltos?? O médico me falou que em 10 anos que ele tem de experiência, só viu uma vez um ferimento por arma branca..Algúem vítima de tiros de arma de fogo? Nunca!! Perguntei se ele sabia o motivo, e falei dos meus conceitos "pré-formados" antes de chegar no Mali, imaginando que por ser um país mais pobre existia muita violência...Será pq o Mali é um país mulçumano??? " Acho que não, Carolina, apenas culturalmente o nosso povo é assim. Nos saudamos a todo momento, se temos um problema compartilhamos com toda a família e sempre sorrimos, mesmo quando não há motivos..." (palavras de dr Togo).  E viva a " A Arte de Viver"...

Almoço durante plantão

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Carol...
    Que vida mais emocionante...
    Histórias de vidas lindas... bem diferente do que imaginamos...
    Bjus...

    ResponderExcluir
  3. carol...
    adorei o seu dialogo e as palavras ditas por este doutor tão cheio de vida, acho incrivel como eles sabem valoriza a vida independente do que esteja acontecendo e que resultado venha a ter. e isto ele colocou muito bem quando disse que mesmos nos problemas eles compartilham com suas familias e buscam que os problemas não sejam dificuldades para eles e sim soluções para os mesmos estarem sempre mais juntos e felizes. e isso me deixou muito feliz com estas atitudes , pois nos faz mostrar que muitas vezes somos muito fracos diante dos obstaculos em nossas vidas. mostrando que devemos buscar mais a união e buscando fazer o bem sem olhar a quem. carol, aproveite cada momento pois com certeza estes serão preciosos e divinos para o resto de sua vida. abraços de todos. libia, joaquim, anne e guga.

    ResponderExcluir
  4. passei so para te desejar um bom fim de semana ...abraços de todos . libia

    ResponderExcluir