quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Livro

Mais de três meses da minha volta para a " vida normal"... Matei as saudades do mar, dos amigos, da familía, dos hábitos antigos  e de tudo o mais que as vezes sentia falta no Mali. Quando tenh alguma oportunidade de falar da temporada na Africa, tudo parece um sonho distante...Difícil acreditar, estando de volta na rotina, que ano passado nesta mesma epoca do ano eu estava me adaptando em um país tão diferente, mas que me traria tantas surpresas, como amigos, amores e modificações interiores. Entrar na vida de hospital, muito estudo e trabalho, e na rotina louca de sempre, fez com que o sonho do Mali fosse perdendo nitidez de cores e faces, e resolvi escrever hoje como forma de recuperar cada lembrança vivida.
Quando me perguntam se eu sinto saudades, a resposta é um sim vago, não tão cheio de forças como era no dia que deixei aquele local e hoje me peguei pensando como temos resistência a mudanças! Como a inercia de continuar no estado que já nos encontramos nos impede de ver novos horizontes... Como fui uma vez, contemplei as noites e os amanhecerem, os sorrisos e as lágrimas, as angustias e as certezas, e agora tento organizar em algum local do meu ser todas os sentimentos e experiencias para que nada se perca...Tento dizer ao meu coração que tudo foi real, e que ele ainda pode escolher viver de novo outros horizontes, que não se amedronte nunca!
Os contatos que deixei, tem se resumido a emails esparsos, escritos apressados em alguns minutos que sobram durante a madrugada durante os plantões e as poucas horas de sono. Como preciso dedicar a minha alma a causa que acredito, mas como me manter conectada vivendo agora em um mundo que parece tão distantte?
Perguntam sempre se vou escrever um livro sobre os meses em que morei por lá. Queria antes poder escrever a minha vida sobre aquele local, unir os dois mundos, marcar com ferro para que aquela experiencia não se torne um sonho sem nitidez, uma lembrança boa, mas longe da minha realidade.
Sobre o Arte de Nascer nascido no Mali, este sim virou um livro! Enquanto eu fazia as aulas, compartilhava as experiencias com as belas mulheres e aprendia muito mais do que pude imaginar, registrava o que viria a ser um guia para a semente que plantava na Africa! Com as cores vibrantes e a força da mulher africana, com o entusiasmo de uma menina que descobria um mundo inimaginável, com a delicadeza de encontrar meios de mudar a realidade por meio da educação e da arte, e com a mesma visão sublime que tenho da gestação, nasceu o livro L´ART DE NAÎTRE. Regado e protegido pelos lindos poemas que Coumba escreveu sobre maes e crianças, e com a capa e a diagramação feita pela amiga Rosa Morena, eis o filhinho que nasce após os nove meses no Mali:



E tentando ainda fazer com que o projeto continue no Mali, vejo uma forma de unir os dois trabalhos...Incorporando as idéias da experiência vivenciada, tenho procurado reorganizar o Arte de Nascer no Brasil. Cheia de idéias e iniciando um novo grupo de gestantes, planejo como faremos o projeto ganhar asas! Mas isto publicarei em outro post :)

Um comentário:

  1. Oi Carolina Damásio,
    Soube por intermédio da Drª Nadja Sá que vc realizou um estudo na MEJC sobre nascimentos e como estou agora realizando uma pesquisa de doutorado no mesmo local sobre a humanização da atenção às mulheres que passam pelo processo de abortamento; gostaria de saber como posso ter acesso ao seu livro.
    Grata pela sua atenção!
    Cordialmente,
    Bianca.

    ResponderExcluir