domingo, 10 de abril de 2011

Um obrigada


Bem, e chegou o dia do último encontro com as mães do grupo no Mali. Por idéia de Coumbá resolvemos fazer uma festinha, bem nos moldes dos africanos. Na última reunião conheci um violinista frances que se ofereceu para tocar para as mães e em uma festa seria uma otima oportunidade ;)

Organizei até uma roupa africana emprestada,  queria de alguma forma mostrar a meu agradecimento e admiraçao por aquelas mulheres que foram companhia, aprendizado, lição, oportunidade e tantas outras intraduzíveis palavras. 


A festa com a cara do Mali, no quintal, com muitas cores, acompanhada do calor e do cheiro de manga. Começamos com almoço, em pratos bem grandes como uma familia do Mali costuma partilhar a cada refeiçao. Ainda bem que pude usar talher! :)

Continuamos o programado, em que eu queria perguntar a opiniao do grupo sobre a experiencia, o que achavam que poderia ser melhorado, se um grupo no mesmo molde poderia ser replicado, se algo tinha mudado e por aí seguia a lista! Começamos ao som do violino, e fui tentando registrar dos depoimentos para quando chegar a hora da minha avaliaçao no final do programa. Vieram respostas como " aprendi a ser mulher", " tive a oportunidade de aprender sobre o corpo, saude, cuidados com o bebe", " vou criar meu filho de forma bem diferente do que um dia pensei", " aprendemos um pouco também sobre o Brasil", " agora podemos fabricar brinquedos", " estou ensinando as amigas na escola sobre o ciclo menstrual" e para quem me conhece, nao preciso de dizer que fui as lagrimas...


Chegou a minha vez de agradecer, de dizer o quanto tinha aprendido com elas, o quanto tinha sido gratificante e o quanto eu estava diferente agora. Disse para a minha mãe um dia desses, saí do Brasil uma mulher e agora vou voltar outra completamente diferente...E devo isso a cada uma das pessoas especias que fizeram a minha vida aqui no Mali.

Queria até escrever mais sobre o dia de hoje, que entrou na lista de um dos melhores da minha vida, mas as emoçoes e as lagrimas não permitem. Segundo o que Coumbá falou, não estou chegando ao fim de um programa, mas sim começando um grande trabalho...Que assim seja!!

Um comentário: