sábado, 5 de março de 2011

Energia :)

Bem, explicando a falta de notícias nos ultimos dias e também o título do post, é acabei ficando sem energia em casa durante alguns dias esta semana!!! Problemas com uma conta que veio com um valor 20 vezes maior do que costumamos pagar junto a falta de organizaçao da companhia de luz, junto a falta de um serviço de atendimento ao consumidor e junto a nao sei mais o que, escuridão (risos). Bem, problema resolvido, algumas noites mais quentes que o de costume, e deixemos de falar de problemas (ao menos relacionados com a energia elétrica :).

Uma novidade é que conversando com uma amiga de Natal que agora vive na Palestina sobre o seu trabalho com mulheres e crianças em um acampamento de refugiados, tive a idéia de incluir no projeto uma oficina de brinquedos com sucata. Normalmente no Brasil eu convidaria alguem para este curso, mas aqui tive que me virar. Primeiro pai google (como diz minha amiga Natália) e depois eu já estava cheia de idéias. O problema foi encontrar material que pudesse ser usado pelas mulheres, já que coisas simples como cola, papel, tintas e até caixas de produtos e garrafas pet são difcieis de encontrar no Mali. A maioria das pessoas nao tem acesso a produtos de supermercado, e aí após algumas sugestoes de Sandra (o próximo post será sobre o trabalho dela) vi que poderia fazer algo com retalhos de tecidos. Como aqui também praticamente nao existe lojas, a maioria das roupas são feitas por costureiros e existe um em cada esquina. Faltava descobrir se eles forneceriam os retalhos, e a oficina ficou pronta! Eu trabalharia a questao do vinculo materno infantil (já falei que aqui culturalmente os pais nao brincam com crianças e não existem brinquedos), estimulando a produçao de brinquedos para os bebes que vão nascer e ainda seria uma terapia para as mulheres! Achei modelos de bolas e bonecas de tecido, além de móbiles coloridos e outros briquedos interessantes, mas não tinha a menor idéia de como fazer nem muito menos ensinar. Quem me conhece sabe que não tenho o menor talento com trabalhos manuais...


Bem, mas foi o jeito me virar de novo. Vi um vídeo na internet de 4 minutos explicando a fazer fuxico (um tipo de artesanato feito no Nordeste do Brasil) e consegui ensinar na reunião com as futuras mães!! E claro, que na aula seguinte, após do dever de casa de produzir alguma coisa pensando no bebe tive muitas surpresas. Como nao me canso de elogiar as mulheres daqui em muitos aspectos, vou apenas postar as fotos de alguns do brinquedos feitos com tecido na oficina  (se a internet ajudar:) :) :)


Um comentário: