domingo, 6 de fevereiro de 2011

O Mali em foco

E as semanas se passam repletas de novas experiencias! Não me canso de falar do trabalho de Kati, das meninas e mulheres que tenho a oportunidade de conhecer, conversar, ensinar, aprender... Das gargalhadas que já damos juntas e da falta que já sinto deste trabaho quando tudo chegar ao fim :( Agora tenho trabalhado para deixar sementes, e depois contarei aqui quando as árvores estiverem plantadas! Agora, tenho arado a terra, enquanto a cada dia me mais sinto imersa na cultura local. E tento descobrir os segredos da alegria do povo em meio ás condiçoes de vida que para a minha pequena lógica, não tem sentido algum! E quem sabe trazer estes segredos para a saúde materno e infantil.

Um dia desses me peguei observando algumas das crianças que vem com as mulheres para as reuniões. Que chegam envoltos naqueles tecidos coloridos nas costas das mães...Tão diferente da nossa cultura, e ainda tão misteriosa para mim a relaçao entre os dois, mãe e bebê, sempre tão juntos, pele com pele, calor com calor...Lembrei do projeto Mãe canguru, que surgiu na bolívia na década de 70 (pelo q me lembro agora) pela falta de incubadora suficiente para as crianças prematuras, mas desde então a idéia é replicada em muitos países no mundo, pois percebeu-se que apenas deixando o pré maturo em contato com o corpo da mãe eles aumentavam as suas chances de viver, de conseguir ultrapassar as resitencias à sua sobrevivencia. Quem sabe se a questão cultural das mães africanas carregarem os seus filhos nos primeiros anos de vida em contato sempre com o seu calor também não contribui para que eles sejam mais fortes contra as condiçoes adversas???

Ontem, depois da palestra que fiz sobre a importancia da amamentaçao com as mãezinhas e futuras mães tb, fiz o momento arte com fotografia. Cinco minutos para eu explicar como as cameras funcionavam, e mais dez minutos em que elas puderam fotografar o que quisessem nas ruas. E como sempre, elas me surpreendem! Segue algumas fotos e um pouco do Mali na visão das mulheres:



Nenhum comentário:

Postar um comentário