sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

E a arte se faz! :)

 " A humanidade possui a necessidade de expressar seus sentimentos, idéias e sua época. A maneira mais utilizada e conhecida através dos tempos é as diferentes formas de arte, o que lhe agrega diferentes conceitos."

Lembro das minhas aulas de história no colégio, e acho que aprendi algo como: uma sociedade na história da humanidade apenas desenvolveu a parte cultural (o que inclui artística) nos momentos de prosperidade econômica! Talvez seja verdade se pensarmos em museus e grandes espetáculos, mas  a cada dia vejo que a arte é algo muito, mas muito além disso.


 Um dia desses fui jantar com Coumbá e uma outra convidada, que é a representante da ASHOKA na Nigéria, e fomos em um local que tinha alguns artistas locais se apresentando. Muita música, dança, uns instrumentos bem diferentes, e um ritmo que as vezes aos desavisados lembra algo entre o samba e o pagode (eu nunca disse que entendia de música). Mas o que me chamou a atençao foi uns meninos que fizeram uma apresentaçao de equilíbrio e malabarismo, em meio a dança africana. De deixar qualquer um de queixo caído, eles ensaiam algumas vezes sozinhos e no fim da apresentaçao passam um chapéu recolhendo moedas. Usam bacias, troncos de madeira e qualquer outra coisa que a criatividade permite...


Na última quarta nos encontros com as mulheres em Kati, falamos de aleitamento materno  (algo que está longe de ser praticado de forma ideal) e particularmente no Mali, é dificultado por crenças populares de oferecerem misturas tradicionais para o bebe crescer forte! Mais uma vez respirei fundo e tentei argumentar contra todas os mitos culturais, falando de ciencia, medicina, e de todos os benefícios que já sabemos que a aleitamento materno pode trazer. Afinal sabemos que só com educaçao é que podemos realmente mudar... E aí no momento arte do dia sugeri que elas preparassem uma peça de teatro, objetivando passar os conhecimentos aprendidos no dia. E após 20 minutos, outra surpresa para mim! Estava pronta uma grande aula sobre o aleitamento materno, e ainda bem direcionada para uma das grandes barreiras do Mali!!! Tinha música, cenas engraçadas, mãe, pai, sogra que tentava dar as misturas tradicionais e por aí vai (risos). Devo filmar amanhã, pq elas queriam trazer roupas e objetos para a peça.

As vezes elas sempre me perguntam como é uma ou outra situaçao no Brasil, e temos conversado sobre o comportamento das mulheres com relaçao a gestaçao...Descobri que elas não preparam enxoval do bebe (eu já falei antes de como elas escondem as gestaçoes até o fim), apenas alguém sai para comprar quando elas vão para o hospital, no início do trabalho de parto. No sétimo dia é que comemoram com as famílias, com o batismo, comida, presentes e festa. Contei sobre os chás de bebe que são alguns meses antes do bebe nascer, das fotos mostrando as barrigas que as muleres grávidas do Brasil costumam fazer e de toda a preparaçao do enxoval durante a gravidez. Alguém questionou, " então se voces nao preservam isso, deve muita criança morrer pelos maus agouros, não é?"... É, no fim, acredito que elas precisavam justificar de alguma forma porque tantas mulheres e crianças morrem  aqui... O que ainda elas não entenderam é  o quanto essas mortes poderiam ser evitadas com condições dignas de vida e saúde. E é neste momento que me pergunto e sinto até dor, por que a maioria das pessoas não se importam... De acordo com as estatisticas do MS do Mali, uma mulher morre aqui de complicaçoes da gestaçao, parto, puerpério a cada tres horas (lágrimas)...

E quando comecei o post falando de arte, era apenas porque descubro a riqueza cultural e artistica do Mali (o mais importante da musica na Africa) em contraste com a pobreza economica (segundo país mais pobre do continente), e percebo que a arte se faz, não importa onde, nem quando, nem quanto se possui...Ela apenas nasce! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário