sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Era uma vez...

Este post queria dedicar a duas mulheres maravilhosas que conheci nas últimas semanas. A primeira, Nancy White Carlstron, americana e escritora de livros infantis, conheci em Seattle. Com mais de 50 títulos publicados nos EUA, e alguns traduzidos e vendidos também em outros países, fiquei impressionada com a beleza e profundidade de alguns títulos, que com simples histórias, nos permite fazer profundos ensinamentos de vida e valores humanos para as nossas crianças... Claro que um dos meus preferidos tem o título (traduzido) " Antes de você nascer" com belos versos sobre a sublimidade e vida, a  alegria e todas as mudanças na forma de contemplar o mundo após o nascimento de uma criança. Tudo o que acredito e tenho lutado para que mais e mais famílias possam vivenciar..Nancy teve algumas experiências com trabalhos voluntários na África e Haiti, o que realmente deve ter influenciado na sua maneira de encantar os pequenos. ( http://www.nancywhitecarlstrom.com/)

A segunda conheci na minha volta ao Mali, e foi também outra boa surpresa. É representante da ASHOKA no Mali, com uma vasta experiencia de luta por causas sociais,  tem um belo projeto para o universo infantil. Coumba Touré trabalha também com o objetivo de resgatar os jogos, brincadeiras infantis e histórias da cultura local. Como os poucos livros que as crianças aqui tem acesso são geralmente escritos em outros países, as crianças acabam sem ter contato com as histórias de sua terra e ilustraçoes que lembrem a sua realidade local. É poeta e escritora de histórias infantis, abrindo uma editora com esse propósito, publicando também alguns títulos de histórias escritas pelas próprias crianças. Li um livrinho cujo título traduzido seria " as gêmeas de Bama", com uma bela história sobre maternidade, família e adoção.

Eu com Josh e Nancy Carlstrom em Seattle
As conversas que tive com as duas me proporcionou uma rica troca de experiências, sobre o tema saúde e arte, e resultou como sempre em uma expansão do meu universo com relação ao nascimento, vida e infância...E como cada vez mais percebo o quanto a gestação e o nascimento, é apenas o início da jornada da " arte de ser mãe", que eu possa também ensinar às mulheres formas de tornar as nossas crianças bem melhores cidadãos no futuro próximo!
Eu com Coumba em Kati (Mali)

PS. Falando de mulheres maravilhosas, aproveito para atualizar que Agnes Gereb (faço referencia em um post anterior ao caso em questão) saiu da prisão na Hungria há alguns dias, depois de mais de dois meses de prisão injusta! :) :) :) :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário