sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Happy new year!! Feliz ano novo!! Bonne année à tous!!

De volta! A primeira surpresa foi Bamako está frio!!!! Sim, frio, fazendo menos de 30 graus, e o melhor foi ver as pessoas andando de casacos nas ruas (risos).  Melhor para mim que na terça ainda estava no frio dos EUA e na quinta pisando nos solos da terra de tantas dores e alegrias. Já que vou ter mesmo o choque cultural, ao menos escapo do choque térmico (mais risos).

Bem, não foi nada fácil voltar depois de ter ido em casa, nadinha mesmo, e consegui recuperar o sorriso depois de visitar a Paula e sua família (missionários aqui no Mali), que me encheram de alegria comemorando tambem o meu retorno...Acho que me fizeram lembrar o objetivo maior, aquele mesmo que move a todos a deixarem os seus países e as suas famílias e estarem aqui e em tantos locais...

Eu com Paula, Edinho, Melissa e Sabrina

Acordei hoje disposta e como só vou conhecer a outra ONG na segunda, tive um tempinho para me readaptar. Resolvi dar uma volta, e tudo pareceu continuar na mesma. Crianças sorrindo, pessoas felizes, todas aquelas cores pelas ruas...Sem falar nos carneiros, nas cadeiras em frente as casas, nos chás preparados com carvão no meio da rua, etc. Tentei achar meu chip do celular daqui, queria fazer algumas ligaçoes para dizer que estava de volta (confesso que estava me sentindo bem sozinha) e nada. Decidi ir ate o supermercado proximo, assim andaria um pouco e aproveitava para fazer umas compras e resolver a historia do celular. Caminho usual de sempre, mas no trajeto, " nao me lembro de ter visto esta mesquita"! Depois uma serie de locais não familiares...Opssssssssssssss perdida de novo. Vou tentar perguntar, é claro. Opsss, primeira pessoa me olhou com uma cara daquelas, e segui a diante, devia falar só bambara e nada de frances. Segunda tentativa e nada! Ahh, melhor pegar um taxi. " Bom dia, poderia me levar ao supermercado azar?? É aqui bem perto, tenho certeza,mas nao consigo me localizar". E pela cara do taxista, nao tinha entendido tambem. Já estava me preocupando, qd ele me respondeu algo em ingles. Eu estava falando ingles ao invés de frances!!!! E provavelmente com as outras pessoas na rua também (morrendo de rir). E vamos ao táxi, supermercado, táxi de novo para voltar para casa (bem mais seguro) e a velha mania deles pararem para o proximo passageiro com voce dentro do veículo... Opsssssssss, esqueci de comprar o chip, mas como tudo acontece na vida de Carol o segundo passageiro do taxi trabalhava na Orange e tinha chips para vender. Ofereceu um chip mais caro que o usual, e quando perguntei o motivo ele disse q era bemmmmmmmmm especial porque o numero era fácil e assim as pessoas que comprassem poderiam aprender o seu proprio numero de telefone. Comecei a rir, e quando ia agradecer a oferta mas queria um comum, lembrei que eu não tinha a menor ideia do meu numero anterior que eu havia usado aqui por quatro meses! Alors, resolvi comprar o chip especial (gargalhadas).


Fiquei na dúvida o dia inteiro se havia comemoração de ano novo em um país mulçumano, e pela movimentação de algumas pessoas com galinhas mortas percebi que provavelmente sim! Passei a virada do ano na casa de Paula e Edinho, com mais duas famílias de missionários que moram no Mali. Entre ingles, frances, portugues e até o tal do bambara, foi bem agradável, com direito a fogos, musicas, oraçoes, e jogos engraçados. Tudo bem tranquilo, mas parei para pensar um pouco na vida daquelas familias. E quando ouvi as crianças que descreviam como tinha sido 2010 para eles, vi o quanto seria proveitoso no futuro todas essas experiencias aqui. Crianças bem felizes e bem especiais!!!!

Durante a nossa celebraçao, tivemos que descrever o ano de 2010 em uma palavra. Fiquei bem na dúvida entre nascer e vida, e escolhi esta última, lembrando que por acreditar e lutar pela vida, o destino me trouxe até aqui para esta nova e fantástica vida...Que 2011 possa ser repleto de novas vidas em muitos sentidos!!!
Com Rob Baker e sua família

2 comentários:

  1. Carol, saudades!!!
    Me orgulho muito de vc!!!
    Beijossss!!!

    ResponderExcluir
  2. Lisonjeadissima com suas palavras, eu que cheguei a temer nao mais te ver, foi MUITO bom te abraçar e passar reveillon juntas! Bjs e guenta nois ai mais meio ano.. rsrsrs

    ResponderExcluir