domingo, 12 de dezembro de 2010

HALF THE SKY

Praia de cotovelo
" Metade do céu" é o título deste post, nome de um livro que estou lendo e que foi presente de uma escritora americana de livros infantis que conheci recentemente, Nancy Carlstron , e fala de projetos sociais para mulheres ao redor do globo...Transformando opressão em oportunidade...Exemplos, histórias, vidas, dedicação, sofrimento, reflexões, nascimento, renascimento, morte, negligência, abandono, sublimidade, ações, transformações e muitos, mas muitos, sentimentos envolvendo os meus pensamentos durante a leitura dessas páginas...         (pensando)

Com Lu e Galvão, conhecendo Tiaguinho!

Com as mães do projeto " A arte de Nascer" na CCAS e as amigas Naty e Valença, voluntárias que continuam o trabalho

Com mamãe comprando siriguela (minha fruta preferida)

E " metade do céu" foi a sensação que me acompanhou quando voltei para casa. Sim, alguns dias no Brasil, com direito a colo de mãe e de avó, mimos da família e dos amigos, voltar ao meu espaço, para bemmmmm pertinho do mar, vislumbrando a decoração de natal de Natal :), e todo o resto envolto em familiaridade que bem conheço. Os primeiros momentos foram com sabor indefinido, e as vezes meu cérebro questionava se o Mali tinha mesmo feito parte da minha história...Momentos depois, ao relatar nas várias vezes dos dias as histórias, experiencias, sorrisos e lágrimas vivenciadas no continente africano, o coração respondia afirmativamente a veracidade do caminho percorrido. O sabor ao longo dos dias que tenho passado aqui alternam do salgado do mar pára o doce dos momentos maravilhosos em que matamos as saudades de tudo, tudinho, que me fazia falta!

Com meus queridos avós

E a " real" água de coco

E visitando os projetos em que deixei (e que sempre me acompanharam na real verdade), as mãezinhas e bebês do " A arte de Nascer", que passei a me perguntar o que mudou em mim após esta primeira etapa...A vida continuou para muitos, para outros se iniciou (não é Tiaguinho?), para outros ela pregou surpresas e desviou dos planos esperados...A minha resolveu me ensinar, e as todas as transformações ainda são difíceis de serem entendidas, mas a certeza do caminho que será seguido continua forte e mais forte.

Espero um dia poder dividir e irradiar a todos ao meu lado a visão da sublimidade da vida, a vontade do servir e do cuidar dos mais frágeis, o compromisso em defender a vida em qualquer instância, o contemplar da beleza do olhar nas crianças que nascem (principalmente as africanas) e o amor, guia e luz que faz florescer os mais secos e árduos percursos...

Para todos os que me queriam sempre por perto ( e por quem derramo lágrimas de saudade) e que tenho abraçado nos últimos dias, que possam entender sempre os passos que escolhi seguir...Neste ou em qualquer outro continente... Apenas acredito que qualquer um também tem direito a ter " metade do céu" ou um pedacinho dele...

Um comentário:

  1. Carol que legal ver sua alegria com sua familia!

    Deus abençoe e que continue assim!!

    ResponderExcluir