quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Crianças

Bem, foi uma semana aqui dedicada às visitas de trabalhos com crianças no Mali...Não sei se já comentei que ganho o dia quando vejo uma criança (principalmente se for menina) indo a escola pelas manhas, visto o número de analfabetos do país..Difícil encontrar alguem que sabe ler fora do ambiente de trabalho..Bem, retorno a ONG, novos projetos para começar e ainda muitas oportunidades de conhecer outros projetos, que constumam me inspirar sempre. Fui conhecer dois centros da APAF nos bairros mais pobres de Bamako, onde há uma reinserção escolar com as crianças marginalizadas..Bem, confesso que fiquei bem impressionada com uma coisa: o professor! Vejo como as minhas colegas de ap que ensinam crianças na escola americana aqui chegam cansadas todos os dias, e fiquei imaginando como aquele professor conseguia frente a tantas adversidades que envolvem as vidas daquelas crianças. Fora o fato do calor insuportável, da falta de estrutura física, os baixos salarios e por aí vai. O melhor foi o hino nacional do Mali cantado em bambara por eles quando nos despedimos depois de conversar com algumas crianças.
  
Hoje conheci uma organização internacional BICE Mali que atua em vários países também desenvolvendo projetos sociais em defesa das crianças. Em Bamako, duas frentes de trabalho: com crianças que cometeram crime e estão sob custódia do estado e com as adolescentes gravidas, ambos com todo um plano de ação de reinserção escolar e na sociedade, formaçao profissional e por aí vai (talvez algo não muito diferente de alguns locais do Brasil). Saí feliz, muito bom ver um projeto que funciona e faz a diferença na vida futura destes cidadãos..

Outra novidade é que tem duas estagiárias  francesas na APAF que estudam serviço social, e já começaram a me ajudar muito no meu projeto. Além disso, não fico sozinha de tubabu... ( risos )

4 comentários:

  1. Toda energia positiva do mundo pra vc e seu lindo trabalho, amiga!
    Bjosss!

    ResponderExcluir
  2. Carol:
    parabens pela experiencia que estah vivendo.
    tive oportunidade de passar por algo parecido na malasia (soh que em dimensao infinitamente menor), conviver com colegas obstetras da africa, etc, e senti a imensa vontade de contribuir de alguma forma. Fico feliz por vc estar realizando em parte esse meu desejo.
    seja muito feliz.
    de minha parte, vc nem imagina o tamanho do orgulho! Deus te abencoe, minha querida afilhada.
    bjs
    George

    ResponderExcluir
  3. Ahh George, vir para a Africa era um sonho de infancia (" um dia serei médica e um dia irei para a africa") e fico muito feliz com a oportunidade de poder realiza-lo...Acho que isso me fortalece aqui quando a saudade aperta... E como professor, sempre doamos uma parte de nós a cada um recebeu os conhecimentos partilhados, e por isso, de certa forma, esta junto a mim nesta jornada também... Repondi sua mensagem no facebook, vamos manter contato (e quem sabe voce nao me visita?? :) Beijos e obrigada por tudo

    ResponderExcluir
  4. Amiga, cadê voce???
    Sumiu =(

    Espero que esteja tudo bem...

    Beijoos

    ResponderExcluir