sábado, 16 de outubro de 2010

Filhos

"...Cremos que esta transformação social exige um investimento máximo de esforços para o desenvolvimento integral das crianças. Este desenvolvimento começa quando a criança se encontra ainda no ventre sagrado da sua mãe. As crianças, quando estão bem cuidadas, são sementes de paz e esperança. Não existe ser humano mais perfeito, mais justo, mais solidário e sem preconceitos que as crianças.

Como os pássaros, que cuidam de seus filhos ao fazer um ninho no alto das árvores e nas montanhas, longe de predadores, ameaças e perigos, e mais perto de Deus, devemos cuidar de nossos filhos como um bem sagrado, promover o respeito a seus direitos e protegê-los"  
(Zilda Arns)


As palavras de Zilda (médica pediatra, criadora da pastoral da criança e indicada para o nobel da paz) em seu último discurso minutos antes de falecer vítima do terremoto no Haiti no início de 2010, era tudo o que eu queria fazer com que todos entendessem...A vida começa antes, vamos cuidar das gestantes, dos bebes, das crianças!!! Essa é a forma mais eficaz de mudar o mundo!!!

Fiquei lembrando do que presenciei no hospital esses dias. A qualidade do pré-natal, do parto, da asistencia as crianças no primeiro ano de vida...Como tudo precisa mudar...E saber que as pessoas que procuram aquela assistencia não tem a menor idéia do que seria uma assistência digna!

Ao mesmo tempo passei a observar mais as crianças aqui...Nunca vi nehuma com um brinquedo, no máximo um improviso de uma bola e uma tentativa de jogo de futebol. Também é raro ver uma manifestaçao de carinho entre pais e filhos...As crianças menores sempre cuidadas pelas maiores, e os pais seguindo a vida na tentativa da sobrevivencia diária (quase 70% da populaçao do Mali vive abaixo da linha de pobreza). Nunca faltam sorrisos e energia nas crianças malieses, que junto ao nascer do sol já estão nas ruas correndo e dizendo o " bon jour" de sempre (sorrisos)!



E é lembrando destes sorrisos me encho de forças quando as idéias surgem para o " Arte de Viver"... Se penso grande??? Sim, e para muitos ( na verdade, quase todos), as minhas idéias seriam impossíveis. Mas são apenas do tamanho da vontade que eu tenho de ver os filhos do mundo com direito a nascer, a condiçoes dignas de saúde, educação...

2 comentários:

  1. Que lindo, amiga!
    Adorei vc ter citado a Dra Zilda! Tive a oportunidade de assistir a uma palestra dela em Brasília e me apaixonei por suas idéias. Nunca me esqueci de uma frase q ela disse: A família é a causa e a solução dos problemas.
    Não, não acho suas idéias impossíveis...elas vão se tornar realidade e ainda vão inspirar muita gente a fazer o mesmo!
    Saudades enormes!
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Ahhh amiga, jura que voce viu uma palestra dela???? Que inveja...rssssssss
    Obrigada e muitas saudades também!

    ResponderExcluir