sábado, 9 de outubro de 2010

C´est la vie...

       A cada dia só desejo mudar mais e mais... São tantas coisas, mulheres, crianças, pobreza, cultura...Como posso contribui, melhorar, transformar??? Vi no hospital na quinta uma mulher mulçumana que tinha abortado, provavelmente, segundo dr Togo, causado pela malária (o governo até fornece mosquiteiro gratuito para as gestantes). E aí após ver a ultrassonografia, dr Togo chama para auxília-lo em uma AMIU (procediemnto realizado para esvaziar o útero). Como assim??? Voce vai fazer uma AMIU nesta sala de exame físico??? Ele sorriu, e me explicou que ela não teria como pagar um hospital, então precísavamos fazer sim. Sem um lençol, sem anestesia, e fui eu mesma que preparei o material, deixando imerso em um balde por alguns minutos em uma " água de desinfecção". Quase caí durante o procedimento, não sei se pela insalubridade do lugar, ou pelos gritos da mulher...Queria ao menos ter explicado a ela o que estava acontencendo, dizer quanto tempo iria demorar, o motivo daquela conduta...Mas ela só falava o dialeto local de sua etnia (como a maioria das pessoas daqui) e os médicos acabam não tendo tempo ou não tem o hábito de explicar nada ao paciente...
      Saí pensativa, não sei se triste, impressionada, ou apenas desejando profundamente mudar coisas que talvez eu não possa...Recebi um email no mesmo dia, logo após o acontecido, de Lílian, grande amiga e que é residente da MEJC: " ...acabei de chegar de uma reunião da mejc para implantação (de verdade!) do parto humanizado! Tô tão empolgada q mal consigo me expressar! Para começar percebi q a UPH tinha mudado...agora cada salinha é uma suíte de parto com chuveiro quente, com um único leito e com bolas, cavalinhos, banquinho para parto de cócoras, rolinhos de massagem, óleos para massagem  e um aparelho de som com cd's relaxantes! Fiquei super feliz e nem sabia que isso era parte de uma iniciativa de um grupo de enfermeiras dispostas a mudar o conceito de parto na mejc. Hoje teve uma reunião com toda a equipe da maternidade (enfermeiras, médicos, nutricionistas, pediatras, etc) com o intuito de mudar de uma vez por todas a qualidade da assistência ao parto ou pelo menos começar a mudar. E eu só lembrei de vc!...". Para quem não sabe, as salas de parto da MEJC foi onde tudo começou. Me perguntava porque o parto não poderia ser alegre, feliz, sublime, e não associado a dor, sofrimento, medo... E aqueles olhares das mulheres me impulsionaram e me fizeram voar a este continente! É, talvez eu possa mudar algo sim...

Mortalidade materna no Brasil em 2006: 55/100000
Mortalidade materna no Mali em 2006:464/100000

                                    

7 comentários:

  1. carol...
    ainda soa nos meus ouvidos as suas palavras com relação ao procedimento realizado, imagino o quanto você deve ter ficado ouvindo e presenciando esta cena tão forte e marcante. penso que ate você que ja deve ter presenciado outros momentos destes tenha saido um pouco abalada pela falta não sei se estou colocando as palavras certas, mas me vem a cabeça que falta um pouco de humanismo junto a falta de equipamento, sei que a precariedade e muita, mas nada que não fosse possivel haver um melhor dialogo entre as pessoas e imagina independente do que esteja acontecendo são seres humanos dotados de sofrimento e tristeza.
    por isso peço ao pai celestial que te de muita saúde e paz para que você na sua simplicidade e amor passe um pouco deste dom tão maravilhoso que você tem, que é a caridade. pois como diz os filosofos o pouco e muito junto da vontade de cada um de ajudar. abraços de todos libia, seu tio joaquim, anne e guga.

    ResponderExcluir
  2. É verdade..Podemos sempre tornar as situaçoes melhores de formas simples, é isso que acredito! E segundo muitas pessoas, a "humanização" não está na estrutura ou equipamentos disponíveis, e sim dentro de cada um! Obrigada pelas palavras e preces sempre...

    ResponderExcluir
  3. Carol, fico sem palavras com os seus relatos no blog. Eh realmente inimaginavel tudo isso que acontece por ai, muita forca e muita luz pra vc amiga. Vc ja ta fazendo a diferenca, pode ter certeza. E essas pessoas, mesmo com tudo o que elas passam, pode- se dizer que elas tem sorte em ter vc com elas. Mais uma vez parabens por tudo o que vc faz pela humanidade. Bjao

    ResponderExcluir
  4. Amiga, tenho certeza q vc pode mudar sim muita coisa por aí. Tudo isso q vc está vendo e vivendo vai servir pra te mostrar por onde começar, assim como um dia as salas de parto da mejc serviram.
    Muitas saudades!
    Bjo

    ResponderExcluir
  5. We are proud of you my Carol!!!! Go Go Go!!!!

    ResponderExcluir
  6. Que lindo tudo que você está vivendo!!!
    Que Deus te abençoe!
    Estamos todos torcendo por você e pelas pessoas do Mali, até então desconhecidas para mim...
    :)

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pela torcida, pelas palavras de animo e pelo carinho que sempre me " enviam".Assim, fica mais fácil estar aqui...

    ResponderExcluir