Este é o nome de um projeto desenvolvido por uma médica obstetra na Hungria, frente aos frequentes problemas de falta de humanização nos hospitais e a forma como a mulher vivencia a gestação. A traduçao do nome seria algo como " nascimento sem perturbação", e foi acreditando que o nascimento de uma criança é uma das experiências mais importantes vivenciadas pelo homem, que Dra Agnes Gereb passou a trabalhar de forma que o nascimento não fosse " perturbado" pelas técnicas da medicina moderna. Resgatou a participação da família durante o processo, o parto domiciliar, e treina doulas, jovens médicos e midwives com esta nova visão...Também acredita na mudança de crianças se intervimos no momento da gestaçao e parto, e divulga os benéficios como a reduçao de complicações durante o momento do parto e taxa de cesarianas com a simples " humanização" do processo.
Mas o motivo principal deste post é que recebi hoje um email da ASHOKA pedindo apoio a causa de Dra Agnes, pois a mesma foi presa em 05 de outubro de 2010, após prestar assistência a uma mulher em trabalho de parto, que misteriosamente desapareceu do centro de saúde... Muitas organizações que trabalham com saúde materna já estão envolvidas nas manifestações de paz, pedindo a libertaçao de Agnes, mas quem puder ajudar e assinar a petição abaixo... Ah, e se puderem divulgar em seus blogs, orkuts, etc, também agradeço! :)
Aqui o link sobre o trabalho de Dra Agnes da página da ASHOKA (vale a pena ler, é bem interessante):
http://ashoka.org/fellow/2855
Aqui para assinar a petição e um outro link da imprensa (não está em portugues, mas ao final de muitas palavras estranhas voces encontrarão um link " clik here to sign petition"):
Nenhum comentário:
Postar um comentário