sábado, 2 de outubro de 2010

Árvores...

Funcionários da ONG APAFE
Finalmente participei da história da plantação de árvores da ONG (eu sabia que meu francês não estava tão ruim, apenas confundi os dias)...Fomos a um terreno da APAFE em uma região bem pobre de Bamako. E a cada dia me impressiono com a gentileza das pessoas daqui. Índice de criminalidade baixo, quase não existe história de assaltos e tal, e mesmo com toda a simplicidade do lugar, pode-se andar tranquilo durante a noite. Conversando com uma americana que está aqui na Africa há 30 anos (e já morou em 08 países), ela disse que o Mali era o melhor em que eu poderia estar! É, realmente, há algo de especial neste lugar...
Visitei dois hospitais essa semana, e em alguns momentos, me senti em um cenário de filme de terror. Além da pobreza de infra-estrutura, para nós temos o SUS, mesmo com todos os problemas, cujo lema é " saúde, direito de todos e dever do estado", é bem difícil entender a falta de assistência. Atendimento gratuito mesmo, só para crianças entre 0 e 5 anos, como forma de combater a mortalidade infantil. Mas esqueceram de algo tão primordial quanto, a asssistência as gestantes...A vida começa alguns meses antes do nascimento, e para que a criança tenha de 0 a 5 anos, ela precisa realmente nascer, com segurança e dignidade!
Fiquei observando nos hospitais o olhar das mulheres que estavam para o pré-natal e parto...Sem sorrisos, suspiros de boas expectativas ou brilho nos olhos...Aqui gravidez é um risco, e não tenho a menor idéia de como torná-la especial como acredito que seja! Mas sei que vou fazer...Afinal, todas as mulheres, por serem capazes de gerar a vida, tem o poder e o direito de vivenciar o gestar com sublimidade...

Que o projeto " A arte de viver" possa crescer e um dia produzir agradável sombra como a àrvore que plantei aqui....


Minha árvore

Que foi regada com os sorrisos das crianças do bairro...

5 comentários:

  1. Carol,
    Ta facil sua vida ai heim!!!!
    To achando vc ate coradinha para quem ta tão longe de tudo e de todos.
    Vc sabe que admiro seu trabalho e que so seres mais evoluidos que nós, pobres mortais,seria capaz de tanta doaçao.
    Espero ve-la em breve sã e salva, se bem que salva vc ja está faz tempo.
    Fica com Deus e vai na sombra (pelo jeito a mais proxima esta a mais de 300 km de distancia).

    um beijo

    Nícolas

    ResponderExcluir
  2. Olá Nícolas, pois é, acho que até to engordando por aqui(risos). No fundo, não é nenhum esforço esta "doação", e a sensação que tenho desde que cheguei foi que estava apenas cumprindo o meu destino, os escritos dos passos que teria que trilhar...Onde eu estava todo este tempo??? Não sei, mas agora a África é realmente onde eu tenho que estar!

    abraços querido

    ResponderExcluir
  3. Carol...

    Olá! Que bom saber que anda tudo bem por aí...
    Estamos aqui rezando por vc e por aqueles q vc tem tanto amor em ajudar...

    Bjus...

    Tio Joaquim e Libia

    ResponderExcluir
  4. Olá meus tios, fico feliz que estejam acompanhando tudo, e por favor, sempre contem as novidades a vovó! :)
    Bjao e obrigada

    ResponderExcluir
  5. carol, estamos muito felizes pois percebemos o quanto seus atos transmitem a felicidade da realização de um sonho seu de ajudar as pessoas mais carentes, e não esqueça estaremos trcendo e rezando para que deus ilumine a cada dia seus passos e suas ações. bjos de libia e tio joaquim, aninha e guga.
    ops: não se preocupe sempre estamos dando noticias a seus avós e mostrando suas fotos.

    ResponderExcluir