quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Projeto

Um pouco sobre os projetos para quem não conhece:

A ARTE DE NASCER:

O projeto "A Arte de Nascer" foi idealizado após uma pesquisa realizada em 2007 em uma maternidade pública em Natal/RN que identificou os vários problemas na assistência a saúde materno-infantil presentes ainda no nosso país: não planejamento da gravidez, falta de qualidade na assistência pré-natal, o momento do parto associado a imagem de dor e sofrimento, superlotação nas maternidades, peregrinação por leitos no momento do parto, etc. Após pesquisa sobre humanização hospitalar, parto humanizado, musicoterapia, um curso para gestantes foi idealizado, com o objetivo da preparação das mulheres para vivenciar este período com outros olhos. Através da arte, a sublime ligação entre mãe e filho é  fortalecida, ressignificando o processo do gestar e do cuidar. Os encontros com as gestantes contém explicações sobre temas biológicos relacionados a gestação associado a um momento arte, onde recursos artísticos (musicas, poesias, cinema, pintura) são utilizados no fortalecimento do vínculo entre mãe e bebê. Dentre os resultados observados, a forma de vivenciar a gravidez e o momento do parto, contribuiu com menor índice de complicações associados a esse período, alem de maior tempo de aleitamento materno e maior compromisso nos cuidados com a criança, interferindo-se assim nos fatores associados a morbidade e mortalidade a saúde materno/infantil nos países subdesenvolvidos.


O livro "A Arte de Nascer- 12 encontros para a formação de saúde em gestantes" , lançado em maio de 2010, vem com a proposta de replicar a ideia em outros serviços (ONGs, unidades de saúde, instituições religiosas com projetos assistenciais, etc), incentivando a intervenção na saúde das gestantes e crianças de uma comunidade, como forma de se modificar indicadores sociais.
 O livro "forma" um facilitador, contendo as informações necessárias para a construção de um grupo, alem de poesias e outros recursos artísticos para serem utilizados durante as reuniões. O entendimento da arte como processo terapêutico e agente transformador neste processo , além da luta por melhorias na saúde publica, parto humanizado, resgate da individualidade da mulher no processo reprodutivo, são também objetivos da obra/projeto.

O projeto em questão foi selecionado no desafio internacional " Maternidade sadia uma nova geração de ideias para a saúde materna e infantil" (http://www.changemakers.com/en-us/node/83763) promovido pela ASHOKA, que selecionou 16 jovens lideres em todo o mundo com idéias inovadoras na área materno infantil. Os jovens escolhidos serão treinados em empreendodorismo social e farão um proejto na área de saúde da mulher em um país diferente de suas origem, durante 9 meses.

E este é o projeto que fui convidada a fazer no Mali:

Carolina Damásio will work on the “Building Life Skills of Migrant Girls" project, coordinating activities related to the prevention of unwanted pregnancies and sexually transmitted diseases among domestic workers in Bamako, Mali. Carolina will also help promote family planning among domestic workers and will deliver workshops about reproductive health. These initiatives will be supported by communication and fundraising campaigns which will both raise awareness about the maternal health of domestic workers, and also generate resources for APAF. The ultimate goal of Carolina's placement will be to mobilize domestic workers to become defenders of their own rights in order to improve maternal health and, more generally, the living conditions and these vulnerable women and their families.

Reunião do projeto em Macaíba,RN
Os outros escolhidos: http://ashoka.org/youngchampions#meet

Nenhum comentário:

Postar um comentário