sábado, 9 de abril de 2011

Educar e cuidar

Tem uma aula no livro e programa que tem este tema, e sempre procuro discutir com as gestantes alguns pontos básicos com relaçao a responsabilidade de ser mae, do exemplo, e um pouco dos valores morais que precisam ser passados para as crianças. Costumo dizer que a gravidez é só o primeiro passo de uma grande trajetória que envolve a maternidade. E tenho certeza de que quem já é mãe (ou pai) sabe muito bem disso...

Resolvi convidar Coumbá para esta aula. Como ela acabou de ser mãe e conhece bem a cultura local teria bem muito mais a dizer, que pontos precisam ser reforçados e por aí vai. Mas claro que tentei explicar em poucos minutos o que eu queria exatamente, o objetivo que queria alcançar com a discussão, e mesmo assim assisti apreensiva sem saber se ela tinha me entendido. E acabou sendo muito mais do que eu esperava e pude conhecer particularidades e entender um pouco mais sobre o Mali! :)

Antes de expor as suas idéias, Coumbá resolveu perguntar o que elas pensavam sobre a educaçao, quando começava, o que era importante ensinar...Primeira observaçao: " não se pode educar um bebe, apenas quando ele passa a entender, acho que por volta de um ano. Até lá temos que apenas cuidar, deixando-o limpo e alimentado. Ah, mas acho que aprendi aqui que podemos começar antes...Não é um pouco para isso as músicas e historias que me ensinaram a contar? " Hummm, fiquei feliz com a questao final, talvez algo pudesse ter mudado... Achei bem interessante as observaçoes que muitas fizeram da importancia de ensinar as crianças a saudar as pessoas (inclusive os estrangeiros), a agradecer aos pais o alimento após todas as refeiçoes e principalmente de ensinar aos filhos a não querer coisas que os pais não podem comprar... Talvez pelo fato de estarem sempre vivenciando o dia a dia das diferenças socio economicas, consideram fundamental ensinar as crianças a viverem e serem felizes com pouco.

O único homem do grupo, que espera o primeiro filho, falou coisas lindas com relaçao a valores morais e espirituais, inclusive dizendo  o que eles podiam fazer com as crianças para diverti-las mesmo na ausencia de brinquedos e outras coisas materiais. Cançoes, jogos, brincadeiras e muitos sorrisos!!

Coumbá escolheu o momento arte para esta aula o tema poesias, coisa que eu não tinha nem ousado fazer (apesar de fazer parte do programa do Brasil) por achar que elas não poderiam entender ou escrever, já que tinha todo o bla blá blá do frances e de eu não falar o dialeto. E esta foi a maior surpresa do dia: além de terem ouvido as poesias que Coumbá escreveu especialmente para a aula, pediram cópias para lerem para os bebes e ainda saí com tres papéis com poemas escritos pelas proprias mães! E eu me perguntei mais uma vez porque ainda insisto em de alguam forma, com os meu conceitos pré-formados, limitar as mulheres do Mali...

Fiquei bem feliz com o encontro, achei que foi um dos mais proveitosos dentre todos os meses, mas no fim saí um pouco triste agora que entro na reta final, achando que se eu não tivesse a limitaçao do dialeto poderia ter feito o grupo render bem mais! Passar mais informaçoes do que tenho costumado passar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário